tudo o que você precisa saber sobre os ovos

Qual a diferença entre os ovos brancos, vermelhos, caipiras, orgânicos e de granja?

Pois é., existem todos estes tipos de ovos no mercado e aposto que você ainda se confunde em explicar cada um deles. Tenho certeza que também já comprou (assim como eu) ovos vermelhos achando que iria comer ovos caipiras não é?

Deixa eu contar uma coisa a cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.

Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade).  Simples não? rsss

Ainda não se sabe com certeza o porquê dessa diferença de coloração, mas há suspeitas de que o motivo esteja lá na formação do ovo, quando ele ainda está no útero da galinha.

Também é importante lembrar que a cor da casca não tem influência no valor nutritivo. O que pode interferir nisso é a dieta da galinha: quanto melhor ela se alimentar, mais nutritivo será o ovo.

ovos de granja

Quando falamos em ovos de granja pensamos em galinhas criadas soltas em uma fazenda ou chácara...mas não é nada disso e sim bem ao contrário.

Esses ovos são produzidos em um esquema de produção industrial onde as galinhas ficam confinadas em uma gaiola comendo sem parar e com um único objetivo: botar muitos ovos!

As coitadinhas das galinhas tem seus bicos cortados (debicagem) para que não escolham a ração evitando o desperdício e também para que os ovos botados não sejam bicados. Tudo isso para aumento da produtividade.

ovos caipiras

Esses sim as galinhas recebem um tratamento digno. Pela legislação  as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas ciscando livremente. 

A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente).

 

Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos. Pela diferença em que as galinhas são criadas eu nem pensaria entre comprar um ovo caipira e os de granja!

ovos orgânicos

você também vai gostar:

cadastre-se e receba news:

Aqui as galinhas recebem uma alimentação 100% orgânica ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico. O que é muito mais saudável.

As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas. 

 

Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja. Por tudo isso esses ovos são mais caros no mercado mas acredito que vale muito a pena.

curiosidades

Escrevendo esta matéria meu marido me perguntou de quanto em quanto tempo uma galinha bota um ovo. Vocês sabem? Eu não sabia e fui pesquisar:

“A galinha bota um ovo por dia, atingindo a média de 13 a 15 ovos em todo o período de postura. Mas há exemplares que chegam a colocar até 20 ovos no total. A diferença na quantidade produzida vai depender da genética de cada ave. Após botar todos os ovos, a galinha se coloca sobre eles e inicia o choco - fase de incubação realizada pela própria ave no intervalo da parada de produção. Essa etapa demora 21 dias, quando então ocorre o nascimento dos pintinhos”. – Revista Globo Rural

Muito interessante, não acharam?

o que achou dessa DICA?