linguiça e todos os seus tipos

Na hora de escolher esse complemento importante para o seu churrasco ou para fazer uma deliciosa feijoada você sempre fica em dúvida por qual tipo optar?

Então eu vou te dar uma ajudinha para tudo isso ficar mais esclarecido e não existir mais essas dúvidas.

As linguiças são divididas, principalmente, por dois aspectos: carne utilizada e processo de preparação.

 A carne usada e os temperos define todo o sabor. As opções que temos hoje no mercado são: porco, gado, carneiro, frango e mista. A linguiça pura leva carne apenas de um animal, enquanto as mistas normalmente levam gado e porco.

Sobre o processo de preparação diz respeito à como ela chega ao consumidor: fresca, curada ou defumada. As frescas são mais utilizadas nos churrascos que obrigatoriamente precisam ser cozidas de alguma forma antes do consumo. As curadas são banhadas em uma mistura de sal, açúcar e salitre.

Já as linguiças defumadas são bastante conhecidas, exemplo: salame, paio e a calabresa. Elas passam por um processo de cozimento por fumaça, ou defumação, fazendo com que o seu sabor fique muito mais rico e marcante.

Os mais conhecidos e utilizados são:

linguiça calabresa

É feita exclusivamente de carnes suína, curado e adicionado de ingredientes, com o sabor picante característico da pimenta calabresa. Essa linguiça é submetida ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento. Já o processo de defumação é opcional. 

linguiça portuguesa

Também é obtida exclusivamente de carnes suína, curada e adicionado de ingredientes. É obrigatoriamente submetida à ação do calor com defumação. 

linguiça toscana

você também vai gostar:

cadastre-se e receba news:

É a linguiça mais usada em churrascos, a toscana é feita com 100% carne de porco, adicionada de temperos e condimentos. Na hora de comprar fique atento para a aparência geral do produto: a carne deve estar com uma coloração bastante natural, indo do rosado ao avermelhado, para garantir o frescor.

paio

Este produto é obtido de carnes suína e bovina (máximo de 20%) embutidas em tripas natural ou artificial comestível. Também é curado e adicionado de outros ingredientes e submetido à ação do calor com defumação

mista

A linguiça mista leva uma mistura de carne de porco e de gado. O sabor é mais suave que a toscana e a cor do produto é mais heterogênea: pontos de carne mais clara e mais escura bem marcados. Você pode encontrar essa linguiça no formato tradicional e no formato fininho, que assa mais rápido e, algumas vezes, tem adição de pimenta.

frango

Sabor suave e textura diferenciada, estas são as principais características da linguiça de frango. O produto tem uma cor clara e está disponível em tamanho tradicional. Dica: faça pequenos furos nesta linguiça antes de assar, uma vez que ela possui muito liquido e, dependendo da marca, pode inchar durante o processo de cozimento.

o que achou dessa DICA?