Batata Doce: A queridinha do momento!


Muito conhecida pelas vovós, hoje a batata doce é a queridinha do momento. Acontece que mesmo sem saber nossos avós tinham razão em consumir esse alimento fonte de um carboidrato excelente para a saúde.

Reconhecida por seu sabor delicioso, ela ainda é rica em carboidratos, e possui uma grande demanda de vitaminas A, B1 E B5, também possui sais minerais como fósforo, cálcio, potássio, ferro e sódio. Apenas 100g de batata doce já possui vitamina A na mesma quantidade de 23 quilos de batata comum.

Consumindo diariamente a batata doce o corpo irá receber sempre uma grande demanda de vitamina A, essencial para os olhos, pele e o sistema respiratório. Além disso, também contém vitaminas do complexo B, o que contribui para uma digestão mais fácil, metabolismo acelerado e melhoria no sistema nervoso.

Os minerais contribuem para a formação dos ossos, dentes e ainda ajudam na saúde dos dentes.

Além disso, a batata doce ainda é responsável por liberar glicose no sangue evitando que haja acúmulo de gordura no sangue. E ainda contribui para a alimentação das pessoas que possuem diabetes.

Por isso ela é a fonte de carboidrato predileto dos praticantes de exercícios, musculação, atletas e dietas.

A batata doce nasce como raiz de uma planta, mas diferente da batata comum ela possui uma firmeza maior e ainda é doce, o que proporciona a sua alimentação uma dieta muito mais saborosa.

Na hora de comprar você pode achar diferentes tipos de batata doce.

Na verdade, existem quatro tipos no Brasil e elas são classificas de acordo com a cor de sua polpa:

- Batata Branca: também conhecida como angola ou terra nova, tem a polpa bem seca e não é muito doce.

- Batata Amarela: parecida com a branca, mas tem o sabor mais doce.

- Batata Roxa: com a casca e a polpa desta cor é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces.

- Batata Avermelhada: conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado tem casca parda e polpa amarelada com veios roxos ou avermelhados.

A única diferente desses tipos de batata doce é a substância beta-caroteno que tem a capacidade de produzir vitamina A no nosso organismo.

A batata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.

Agora é só escolher a sua preferida e combinar com a prática de exercícios físicos!


em destaque

últimas novidades

siga-nos:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle