Qual a melhor batata?

Difícil achar uma pessoa que não goste de batata. É o quarto alimento mais consumido no mundo, depois do arroz, do milho e do trigo de acordo com a Associação Brasileira da Batata.  

Fonte de energia e rica em vitamina C e potássio é um alimento super versátil que se tem inúmeras receitas para se fazer. 

Eu particularmente AMO batata feita de qualquer jeito, por isso vou escrever aqui para vocês os tipos e as diferenças desse tubérculo queridinho no mundo inteiro.

Saber usar a batata certa para se fazer uma receita faz toda a diferença no resultado final. Conheça os tipos mais comuns e suas utilidades:

Ágata

É oval, de casca amarela e polpa clara. É recomendada para cozidos, esopados ou sopas. Por ser aguada não é boa para massas.

asterix

Tem formato oval e comprido, casca avermelhada, polpa amarela clara. Possui consistência sólida e mais seca, por isso é ótima para se fazer batata frita. Muito saborosa é resistente ao congelamento. Vai bem tanto cozida, assada ou frita.

atlantic

Formato oval, polpa branca, casca ligeiramente áspera. Utilizada especificamente para o preparo de “chips” ou rodelas fritas.

baraka

Oval, de polpa e cascas amarelas claras. Indicada para todo o tipo de preparo por sua polpa ser firme e mais seca. Boa pra frituras.

barôa

você também vai gostar:

cadastre-se e receba news:

É conhecida também como mandioquinha. Fina e comprida tem casca e polpa amarelas. É excelente para o preparo de purês e sopas de gosto bem acentuado.

bintje

Considerada a rainha das batatas tem formato alongado, casca amarela e polpa amarela clara firme e com pouca água. Fica ótima cozida, assada e frita, além de ser a preferida para purês cremosos e consistentes.

batata bolinha

Todos os tipos tem sua versão bolinha. O termo indica apenas que a batata é bem novinha.

caesar

De polpa amarela clara e mais seca, serve para massas e outros pratos em geral.

batata doce

Também comprida, possui casca avermelhada escura, polpa branca e cremosa. Tem sabor adocicado e é rica em vitamina A.

monalisa

Com polpa de cor amarelo clara e casca também amarela é mais aguada, por isso fica melhor cozida ou assada.

mondial

Comprida, de casca amarela e polpa amarela clara. Rende muito após o preparo. Depois de cozida esfarela-se com facilidade, sendo portando indicada para purês.

yacón

Muito parecida com a batata doce. Tem casca marrom e ajuda a combater os altos níveis de glicose no sangue.

o que achou dessa dica?