10 preciosas dicas para aprimorar sua massa

Hoje em dia o macarrão faz parte do nosso cardápio assim como o arroz e feijão. Fonte de carboidratos, algumas vitaminas e mineiras o macarrão é um alimento que fornece energia.

Confira aqui, as 10 dicas mais preciosas para o seu macarrão virar receita de sucesso:

1- a água

São muitos os truques para evitar que o macarrão grude. O mais importante deles consiste em usar uma panela bem grande e a proporção correta entre massa e água. Para cada parte de macarrão use 10 partes de água. Ex: use 01 litro de água para 100g de macarrão.

2- o Sal

Para não interromper a ebulição da água, coloque sempre o sal na água ainda fria, 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.

3- o azeite

Para que o macarrão fique mais solto, você pode colocar um fio de azeite ou óleo na água do cozimento.

4- o fogo

Sempre use fogo forte: do inicio ao fim do tempo de cozimento, a água deve estar em ponto de ebulição. Coloque o macarrão aos poucos para não esfriar a água. Se não couber inteiro na panela, não é necessário quebra-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo para que eles fiquem mais soltinhos.

5- o ponto

você também vai gostar:

cadastre-se e receba news:

Para saber se a massa está no ponto, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Esta pronta quando ela estiver de uma cor só.

6- a porção

Se o macarrão for prato único, calcule para cada pessoa, de 80g a 100g de macarrão cru. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para cerca de 250g.

7- o escorrimento

Escorra rapidamente o macarrão para não esfriar, e misture o molho desejado. Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de azeite ou manteiga no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

8- o servir (1)

Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada para que o seu cozimento pare. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir, antes de colocar o molho de sua preferência, passe ele rapidamente por água fervente.

9- o servir (2)

Se for servir individualmente para que ele fique bem bonito no prato a dica é o seguinte: enrole em um garfo bem grande (aqueles de churrasco) e apoie em uma colher grande. Transporte para a louça aonde a massa irá ser servida e retire o garfo com cuidado.

10- o spaghetti

O espaguete é a massa mais versátil de todas. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos.

o que achou dessa receita?